Minha segunda gravidez: do sexto ao nono mês!
Gravidez

Minha segunda gravidez: do sexto ao nono mês!

gravidez-barriga-sexto-nono-mes-gestacao

E é a partir do sexto mês que a barriga realmente dá um buuum!

Nas últimas três semanas minha preciosa ganhou muitos quilos. Em média o bebê ganha entre 150g a 250g por semana nesta reta final e com isto o tamanho da barriga aumenta muito. No ultrassom que fiz no início desta semana, assim que completei 38 semanas, ela estava com peso estimado de 3,360kg :)

Agora, já estou praticamente fechando 39 semanas. Falta pouco! Provavelmente ela vai até as 40 semanas :) Então, em mais uma semana vou poder olhar nos olhos de minha pequena Alice.

Confesso que aqui em casa a ansiedade está bem menor do que da primeira gravidez. Benefício de ser mãe de segunda viagem! Já saber o que acontece neste finalzinho de gestação, saber esperar a chegada do bebê sem querer apressar as coisas, não se importar mais com mudança de lua, palpites e etc.

E por enquanto, não tenho nada, nadica de sinais que irá nascer já, como contração, cólica, dilatação, barriga baixa. Assim como foi na primeira gravidez do meu menino, a princesa está de boa na barriga. Mas, é uma caixinha de surpresas. Como diz o médico, de uma hora para outra pode acontecer, pode estourar a bolsa. Ele só me diz: isto não é uma ciência exata Liriane! :D

E como foram estes três últimos meses de gestação?

Confesso que mais difíceis do que os da minha primeira gravidez.

Apesar das mamães terem facilidade para esquecer a parte ruim da gestação, sejam enjoos, azias, dificuldades para dormir, … nesta gestação fiquei bem mais cansada e com maior dificuldade para dormir. E consigo lembrar bem que na primeira gravidez eu dormia cheia de travesseiros, levantava as vezes para ir no banheiro com a bexiga apertando, mas conseguia dormir melhor, não tinha insônia, não acordava tão cedo, não reclamava de dores nas costas.

Desta vez, não tem travesseiro que dê jeito. Muita dor na lombar!!! Durmo mal, acordo várias vezes e levanto muito cedo por não suportar ficar deitada. Não consigo dormir sentada. Às vezes, acordada de madrugada, com insônia, dá um desespero :(

Como comentei no post anterior, ganhei mais peso do que na primeira gravidez. Na primeira, foram 8 quilos. Agora, já foram 13 quilos. Não está um ganho absurdo! Dentro da normalidade. Mas já sinto diferença na disposição! Além de maior inchaço nas pernas. E isto com certeza está impactando nestas dores na lombar e a dificuldade maior para dormir.

Na primeira gravidez eu também fazia exercícios físicos na academia, ia umas três vezes por semana.

E mais um grande fator diferencial: não tinha um filho pequeno para cuidar! O Mark é um amorzinho, super parceiro, mas é um menino cheio de energia e criatividade. Além de termos toda uma rotina de comer, tomar banho, brincar. Demanda tempo. E obviamente que isto ajuda a aumentar o cansaço nesta gravidez. Mas, faz parte! <3

Batalha árdua para evitar as temidas estrias!

Nestes três últimos meses de gravidez com a barriga crescendo tanto, caprichei ainda mais no uso dos cremes e óleos! Enquanto estava trabalhando, estava usando todo santo dia de manhã e à noite, o creme e por cima o óleo (como já expliquei no post: Óleo vegetal ou de amêndoas ajuda a evitar estrias na gravidez?).

Agora, estou de férias por 2 semanas antes de ganhar a Alice e estou caprichando ainda mais! Além de usar de manhã e à noite, reaplico cremes e/ou óleos umas três vezes por dia! Não quero estrias de jeito algum! É muito difícil tratar delas depois!!! Diferente da gordurinha localizada e celulite, as estrias não somem! Até diminuem, tem a aparência camuflada, mas estarão alí para sempre, então o jeito é prevenir ao máximo.

Alguns produtinhos que estou usando nesta gravidez:

gravidez-barriga-sexto-nono-mes-gestacao

O cantinho do soninho da Alice!

Desta vez, decidi não montar um quarto com berço, poltrona, decoração, etc e tal, igual foi na primeira gravidez. O Mark nunca usou o quarto dele quando bebê, não dormiu no super berço todo cheio de frufru. Dormia no meu quarto, pertinho da minha cama e quando estava maior começou a dormir comigo e meu marido na cama.

Então, desta vez, optamos por comprar um mini berço de co-sleeping da Safety 1st que ficará do meu lado na cama até que seja o momento de ela ir dormir no quartinho dela. Olha a fotinho de como é lindinho o berço de co-sleeping. Posso mostrar mais detalhes em outro post.

berco-safety-1st-cosleeping-acoplavel-decorado

Gente, acho que era isso! Super feliz :) E provavelmente, no próximo post já terei a Alice em meus braços para mostrar para vocês. Bjs.

Você também poderá gostar...

Deixe seu comentário