Está aí uma pergunta que eu sempre me fiz!
Inclusive antes de ficar grávida. Pois já havia escutado mais de uma mulher comentando que não tinha ganho NENHUMA estria durante a gestação e o único cuidado foi de usar (e abusar) de um óleo na pele, seja de amêndoas, vegetal, … Uma colega até usava o termo: “me besuntava toda” O.o
Aí que, quando fiquei grávida virei a louca dos óleos. Já tinha um óleo perfumado da Avon e um óleo de banho da Eucerin para usar no lugar do sabonete que tinha comprado baratinho na Sweetcare de Portugal (aquela que entrega no Brasil). Não satisfeita, comprei o óleo vegetal para gestantes da linha Mamãe e Bebê da Natura e depois resolvi investir em um óleo puro de amêndoas, manipulado na Drogaria Catarinense. Falei que era a louca dos óleos não?! haha
Fiquei usando os óleos, intercalando alguns no banho como o Eucerin e o da Natura. Outros no pós-banho (sem enxague) como o Avon e Catarinense.
Mas então? Óleo de amêndoas ajuda ou não a evitar estrias?
Em uma das consultas com meu obstetra, ele me receitou um creme intensivo contra estrias (o Luciara), e foi aí que questionei sobre o óleo de amêndoas para ele. Ele falou que não adiantava em nada! Que a única coisa que eu teria que fazer era usar o creme que ele havia receitado, tomar bastante água para hidratar o corpo e evitar comidas muito gordurosas. Nada de passar óleo no corpo.
Fiquei intrigada e não satisfeita marquei consulta com a minha dermatologista (até para revisar a lista dos vários cremes que tenho, o que teria que abandonar, o que poderia usar tranquilamente durante a gestação, etc). Na consulta perguntei sobre o óleo de amêndoas, e a surpresa foi ela me dizer a mesma coisa: que não adianta em nada! Que tem que usar creme anti-estrias e muito hidratante! Além da água e evitar gorduras óbvio. Expliquei para ela que eu estava usando óleo junto com o creme, inclusive passava o óleo antes do creme! Assim ajudava a espalhar melhor o creme que tem uma textura de pomada (quem conhece o Luciara sabe como ele é horrível de espalhar!!!).
Ela disse que não deve ser feito isto! Que o único objetivo do óleo é criar uma camada na pele para evitar a perda da água, ou seja, apenas garante que a pele “auto-hidrate”, com a própria água e gordura da pele, mas que o óleo não tem poder de hidratação e de evitar estrias.
Abri um olhão O.o não fiquei totalmente convencida, pedi para continuar usando o óleo… já que tenho um monte, não custa nada mais uma coisinha para ajudar a evitar as temidas estrias.
A dermato concordou. Só pediu para que eu passe o óleo DEPOIS do creme. Ou seja, primeiro o creme, deixa a pele absorver bem ele e somente depois o óleo para criar uma camada protetora na pele. E é assim que eu venho tentando fazer. Por que “tentando”? Porque às vezes não estou com paciência de ficar espalhando o Luciara (que demoraaa), então passo óleo antes, depois o creme, e aí espalha com facilidade hehehehe #sabotagem
Gente, é isso… Esta foi a opinião dos meus médicos! Então, sempre vale a pena você procurar a opinião de outros profissionais ;))
Um pouquinho sobre cada óleo que estou usando:
Natura Mamãe e Bebê Óleo Vegetal para Gestantes
Tem um cheiro maravilhoso, o meu cheirinho preferido! Dá uma calma, uma paz! Deve ser usado no banho com a pele úmida e depois feito o enxague. É um óleo para ser usado em uma leve massagem, inclusive vem um CD junto com o ritual a ser feito. Bem bacana. Ah, e deixa uma textura aveludada na pele, bem gostosinha. Aprovado!
Avon Óleo Perfumado Erva Doce
Eu sou suspeita para falar porque amo o cheiro de Erva Doce!! Me acalma, é um cheirinho de gente limpinha, arrumadinha, não sei explicar! O óleo é um azeite, beeeeem líquido. Inclusive é difícil passar nas mãos e depois espalhar no corpo. Então, eu vou apertando a embalagem e já passando direto no corpo. Deve ser passado na pele úmida e não precisa de enxague, então a pele fica com um cheiro maravilhoso. Percebo que ele deixa a pele mais hidratada. Gosto bastante!
Eucerin PH5 Oleo de Duche
Este é para usar no lugar do sabonete. Comprei antes de engravidar pois li maravilhas. É usado por pessoas com peles sensíveis e ressecadas, principalmente idosos. Ele tem um poder super hidratante (então na minha opinião ajuda sim a evitar as estrias!!). O cheiro não é dos melhores, me remete a algo antigo, cheiro de talco, sei lá. Maaaas, em compensação, a pele fica super aveludada! Como falei, tem que usar no lugar do sabonete e deve ser enxaguado. Não uso todos os dias (até mesmo porque não abro mão do sabonete para sentir a pele beeem limpinha!). Mas, pelo menos uma vez por semana uso ele ;) Vale a pena. Este eu não comprei no Brasil, comprei pela internet na Sweetcare que entrega aqui porque sai mais barato.
Óleo de Amêndoas Puro – Manipulado na Drogaria Catarinense
Esta foi minha última aquisição. Porque meti na cabeça que óleo bom é óleo concentrado! E que precisava ser de amêndoas já que a mulherada dizia que o bendito havia evitado estrias durante a gestação delas. Como foi manipulado, fiz 200ml e saiu baratinho! Este eu uso depois do creme anti-estrias (ou antes quando bate a preguiça como comentei lá encima). A pele fica um nojoooo!!! A roupa fica melecada, mesmo que a pele absorva o óleo, sempre tem resquício. Passo antes de dormir! Já fiz a burrada de passar de manhã, colocar uma blusa e ir para o trabalho! Resultado? Uma bola manchada na barriga parecendo suor no melhor estilo caminhoneiro peludo em dia de calor 40º viajando sem ar condicionado. #vergonhadefine
Gente, é isto! Espero que tenham gostado. Agora espero os comentários de vocês com as opiniões, experiências, se já usaram algum óleo, o que acham: ajuda ou não ajuda,…. ? Beijokas, Liri!
Não deixe de conferir!
Já mostrei estes outros cremes e óleos aqui no blog, confira as resenhas:
- Opinião sobre o creme anti-estrias Mustela
- Opinião sobre o creme Mustela contra flacidez dos seios
- Opinião sobre o creme anti-estrias Luciara
- Opinião sobre o Mustela Hidratação Profunda para grávidas