Óleo vegetal ou de amêndoas ajuda a evitar estrias na gravidez?
Corpo Cosméticos Gravidez

Óleo vegetal ou de amêndoas ajuda a evitar estrias na gravidez?

Está aí uma pergunta que eu sempre me fiz!

Inclusive antes de ficar grávida. Pois já havia escutado mais de uma mulher comentando que não tinha ganho NENHUMA estria durante a gestação e o único cuidado foi de usar (e abusar) de um óleo na pele, seja de amêndoas, vegetal, … Uma colega até usava o termo: “me besuntava toda” O.o 

Aí que, quando fiquei grávida virei a louca dos óleos. Já tinha um óleo perfumado da Avon e um óleo de banho da Eucerin para usar no lugar do sabonete que tinha comprado baratinho na Sweetcare de Portugal (aquela que entrega no Brasil). Não satisfeita, comprei o óleo vegetal para gestantes da linha Mamãe e Bebê da Natura e depois resolvi investir em um óleo puro de amêndoas, manipulado na Drogaria Catarinense. Falei que era a louca dos óleos não?! haha

Fiquei usando os óleos, intercalando alguns no banho como o Eucerin e o da Natura. Outros no pós-banho (sem enxague) como o Avon e Catarinense.

Mas então? Óleo de amêndoas ajuda ou não a evitar estrias?

Em uma das consultas com meu obstetra, ele me receitou um creme intensivo contra estrias (o Luciara), e foi aí que questionei sobre o óleo de amêndoas para ele. Ele falou que não adiantava em nada! Que a única coisa que eu teria que fazer era usar o creme que ele havia receitado, tomar bastante água para hidratar o corpo e evitar comidas muito gordurosas. Nada de passar óleo no corpo.

Fiquei intrigada e não satisfeita marquei consulta com a minha dermatologista (até para revisar a lista dos vários cremes que tenho, o que teria que abandonar, o que poderia usar tranquilamente durante a gestação, etc). Na consulta perguntei sobre o óleo de amêndoas, e a surpresa foi ela me dizer a mesma coisa: que não adianta em nada! Que tem que usar creme anti-estrias e muito hidratante! Além da água e evitar gorduras óbvio. Expliquei para ela que eu estava usando óleo junto com o creme, inclusive passava o óleo antes do creme! Assim ajudava a espalhar melhor o creme que tem uma textura de pomada (quem conhece o Luciara sabe como ele é horrível de espalhar!!!).

Ela disse que não deve ser feito isto! Que o único objetivo do óleo é criar uma camada na pele para evitar a perda da água, ou seja, apenas garante que a pele “auto-hidrate”, com a própria água e gordura da pele, mas que o óleo não tem poder de hidratação e de evitar estrias.

Abri um olhão O.o não fiquei totalmente convencida, pedi para continuar usando o óleo… já que tenho um monte, não custa nada mais uma coisinha para ajudar a evitar as temidas estrias.

A dermato concordou. Só pediu para que eu passe o óleo DEPOIS do creme. Ou seja, primeiro o creme, deixa a pele absorver bem ele e somente depois o óleo para criar uma camada protetora na pele. E é assim que eu venho tentando fazer. Por que “tentando”? Porque às vezes não estou com paciência de ficar espalhando o Luciara (que demoraaa), então passo óleo antes, depois o creme, e aí espalha com facilidade hehehehe #sabotagem

Gente, é isso… Esta foi a opinião dos meus médicos! Então, sempre vale a pena você procurar a opinião de outros profissionais ;))

Um pouquinho sobre cada óleo que estou usando:

Natura Mamãe e Bebê Óleo Vegetal para Gestantes

Tem um cheiro maravilhoso, o meu cheirinho preferido! Dá uma calma, uma paz! Deve ser usado no banho com a pele úmida e depois feito o enxague. É um óleo para ser usado em uma leve massagem, inclusive vem um CD junto com o ritual a ser feito. Bem bacana. Ah, e deixa uma textura aveludada na pele, bem gostosinha. Aprovado!

oleo-vegetal-natura-mamae-bebe-gestante

Avon Óleo Perfumado Erva Doce

Eu sou suspeita para falar porque amo o cheiro de Erva Doce!! Me acalma, é um cheirinho de gente limpinha, arrumadinha, não sei explicar! O óleo é um azeite, beeeeem líquido. Inclusive é difícil passar nas mãos e depois espalhar no corpo. Então, eu vou apertando a embalagem e já passando direto no corpo. Deve ser passado na pele úmida e não precisa de enxague, então a pele fica com um cheiro maravilhoso. Percebo que ele deixa a pele mais hidratada. Gosto bastante!

oleo-avon-naturals-erva-doce

Eucerin PH5 Oleo de Duche

Este é para usar no lugar do sabonete. Comprei antes de engravidar pois li maravilhas. É usado por pessoas com peles sensíveis e ressecadas, principalmente idosos. Ele tem um poder super hidratante (então na minha opinião ajuda sim a evitar as estrias!!). O cheiro não é dos melhores, me remete a algo antigo, cheiro de talco, sei lá. Maaaas, em compensação, a pele fica super aveludada! Como falei, tem que usar no lugar do sabonete e deve ser enxaguado. Não uso todos os dias (até mesmo porque não abro mão do sabonete para sentir a pele beeem limpinha!). Mas, pelo menos uma vez por semana uso ele ;) Vale a pena. Este eu não comprei no Brasil, comprei pela internet na Sweetcare que entrega aqui porque sai mais barato.

eucerin-ph5-óleo-de-duche

Óleo de Amêndoas Puro – Manipulado na Drogaria Catarinense

Esta foi minha última aquisição. Porque meti na cabeça que óleo bom é óleo concentrado! E que precisava ser de amêndoas já que a mulherada dizia que o bendito havia evitado estrias durante a gestação delas. Como foi manipulado, fiz 200ml e saiu baratinho! Este eu uso depois do creme anti-estrias (ou antes quando bate a preguiça como comentei lá encima). A pele fica um nojoooo!!! A roupa fica melecada, mesmo que a pele absorva o óleo, sempre tem resquício. Passo antes de dormir! Já fiz a burrada de passar de manhã, colocar uma blusa e ir para o trabalho! Resultado? Uma bola manchada na barriga parecendo suor no melhor estilo caminhoneiro peludo em dia de calor 40º viajando sem ar condicionado. #vergonhadefine

oleo-amendoas-manipulacao-drogaria-catarinense

Gente, é isto! Espero que tenham gostado. Agora espero os comentários de vocês com as opiniões, experiências, se já usaram algum óleo, o que acham: ajuda ou não ajuda,…. ? Beijokas, Liri!

Não deixe de conferir!
Já mostrei estes outros cremes e óleos aqui no blog, confira as resenhas:

 

Você também poderá gostar...

Deixe seu comentário