Cabelos

O que é o pH e qual é o pH dos cabelos?

ph-cabelos-acido-neutro-alcalino-cuticulas

Entendendo o pH para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

Essa pequena sigla PH, significa potencial de hidrogênio livre (ou potencial hidrogeniônico) e é a referência na escala de acidez e alcalinidade.

A posição de uma substância na escala de pH (que varia entre 0 e 14) é determinada da seguinte forma:
  • As soluções que tem o pH abaixo de 7 são definidas como ácidas.
  • As soluções que tem o pH acima de 7 são definidas como alcalinas.
  • As soluções que tem o pH igual a 7 são definidas como neutras.

tabela-ph-cabelos-acido-neutro-alcalino

Mas, qual o pH do cabelo?

O cabelo, a pele e a unha, têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH, e é chamado de pH fisiológico.



Dessa forma, os produtos que entram em contato com o corpo humano ditos neutros, devem ter pH igual ao do cabelo, pele e unhas, ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Portanto sendo considerado para o nosso pH fisiológico a seguinte escala: (pH ácido: abaixo de 4,2 e pH alcalino: acima de 6,1).

Quanto mais alcalino o produto, mais as cutículas dos fios se abrem, como por exemplo as químicas de transformação como alisantes e relaxamentos. O shampoo deve ser levemente alcalino (por volta pH 6,5), para possibilitar a abertura das cutículas, limpeza dos fios e ação posterior do ativo de tratamento (máscara ou condicionador que devem ter pH ácido entre 2,5 e 4,00).

Produtos ácidos neutralizam a ação de produtos alcalinos, e cabelos danificados quimicamente têm a necessidade de serem tratados por produtos com pH ácido.

Por tudo isso, a divulgação do pH de um produto é tão importante!  Muitas empresas atualmente já colocam o pH na embalagem, mas nem todos já possuem essa informação no rótulo.

Procure sempre se informar a respeito do pH do produto que vai usar nos fios, para sempre mantê-los saudáveis e brilhosos.

Na imagem abaixo fica bem fácil entender o pH ideal de cada produto a ser usado nos fios.

ph-cabelos-acido-neutro-alcalino-cuticulas

Do que é composto os fios de cabelo?

Cerca de 80% do peso do cabelo é devido a presença da proteína queratina (a tão conhecida queratina que está em milhares de cosméticos), composta de 19 aminoácidos e cada fio de cabelo é composto por 3 camadas:

Cutícula:

Parte externa do fio, composta por camadas que sobrepostas protegem a estrutura e refletem a luz, sendo relacionada ao brilho do cabelo. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição), por ação mecânica (escovar, pentear) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos). Sendo que o pH dos produtos interfere diretamente na cutícula, para ficar mais aberta ou fechada, conforme pode-se ver na imagem mais acima.

Córtex:

Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
– ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
– ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
– ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompido através de química e sua transformação é permanente.

Medula:

É a parte central do fio. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa.

You Might Also Like

Deixe seu comentário

  • Olá, eu sou voluntária no auxílio digital a família da menina desaparecida Emili Miranda Anacleto (https://www.facebook.com/Emili-Miranda-Anacleto-902081529885944/timeline/), infelizmente os brasileiros não estão muito acostumados a se mobilizarem por crianças desaparecidas, mas você pode ajudar a mudar isso compartilhando a história da Emili em um post (mesmo que seja só uma notinha com imagem no fim de um post sobre outro assunto). Em retribuição nós compartilharemos o post na página da Emili.
    Obrigada, desde já!