Diversos Seja!

Outubro rosa 2011: Câncer de mama, informe-se e compartilhe!

Hoje, 1º de Outubro de 2011, começa mais um #OutubroRosa, iniciativa mundial não governamental para incentivar as mulheres a se previnirem contra o câncer de mama.

O movimento October Pink nasceu em 1997 na California (EUA) e espalhou-se pelo mundo, onde monumentos são iluminados de rosa, mais informações são veiculadas nas mídias, campanhas para exames preventivos de diagnóstico da doença ganham força e o símbolo da campanha ganha maior notoriedade: um laço rosa, simples, singelo e que significa muito.


Foto: Femama (Reprodução)

E atenção! O auto-exame é muito importante, mas não diagnostica a doença em seu estágio inicial, onde os nódulos são pequenos e não podem ser sentidos ao toque. Para esse diagnóstico são necessários exames como a mamografia por exemplo.

Mamografia: Este é um raio-x e pode detectar o câncer em estágios iniciais, antes mesmo de um nódulo aparecer. Mulheres com mais de 40 anos devem realizar no mínimo 1 vez por ano. Mulheres com menos de 40 anos, mas com histórico familiar de câncer de mama, também devem realizar o exame de mamografia.

Exame clínico: Um profissional (médico ou enfermeiro) apalpará os seios verificando se existe algum nódulo. Toda mulher tem a obrigação de no mínimo 1 vez por ano consultar seu ginecologista e fazer o exame preventivo.

Auto-exame: É importante saber como os seus seios são normalmente, para que você possa identificar qualquer alteração e então alertar o seu médico.

É necessário nos conscientizarmos que pelo menos uma vez por ano devemos procurar um médico, e realizar um dos exames preventivos capazes de estabelecer um diagnóstico precoce da doença, como o toque, o ultrassom, a ressonância ou a mamografia.

Se o tumor possuir menos de 1cm, as chances de cura podem chegar até 95%! Fundamental e insubstituível, só a mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, isto é, quando eles são menores de 1 centímetro, pequenos demais para serem percebidos na palpação.

Para quem ainda não tem 40 anos a mamografia não é o melhor exame para a detecção de tumores, já que as mamas até essa idade são mais densas. Mas, existem outros exames que podem ser realizados, por isso a importância de procurar um profissional e uma vez por ano fazer os exames preventivos!

Reserve UM dia da sua agenda para esse dia tão especial, cuide de você, mostre que você se ama! O auto-exame é importante, mas é preciso fazer um exame clínico ou a mamografia a partir dos 40 anos – 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos.

“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano!”  Manifesto ao Dia Rosa

Leia mais… Informe-se! Dê atenção a esse assunto e divulgue para as mulheres de sua família, suas amigas, conhecidas… Compartilhe as informações que obter, isso pode salvar vidas. Junte-se à várias e várias mulheres na luta contra o câncer de mama. Dê a importância necessária ao assunto, faça o auto-exame através do toque, durante o banho, muito simples e rápido. Uma vez por ano converse com seu médico sobre o assunto, faça os exames necessários. Ame-se, cuide-se!


Foto: Reprodução. Montagem: Resuminho Básico

Alguns sites e blogs que já publicaram informações importantes nesse #OutubroRosa:

Plano Feminino: A Ana Passarelli escreveu o artigo “Todas contra o câncer de mama” e durante o mês de Outubro o Plano Feminino estará divulgando informações sobre pontos de diagnóstico e como você pode ser atendida.

Mulher Consciente: Da apoiadora da causa Ana Paula Padrão, o site traz algumas informações sobre o câncer de mama e o movimento Dia Rosa, onde busca conscientizar as mulheres a escolherem um dia do ano para cuidarem de si, fazendo os exames preventivos e de diagnóstico da doença, o chamado Dia Rosa.

A Vida como a Vida Quer: A Sam Shiraishi escreveu um post muito legal sobre como através da colaboração podemos divulgar ainda mais esse movimento!

Femama: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. O site possui muitas informações, necessárias para toda mulher! Leitura obrigatória: Como detectar?

A FEMAMA e seus parceiros estabeleceram um plano estratégico pelo qual, até 2015, 75% da população deverá ter cobertura mamográfica (local ou através dos mamamóveis), 100% de certificação dos prestadores de serviços de saúde e prazo máximo de 30 dias entre diagnóstico e início do tratamento (o tumor pode dobrar de tamanho em apenas 1 mês!).

Este ano compreendem o Lançamento Nacional do Outubro Rosa 2011 as seguintes ações: 

Iluminação Santuário Nossa Senhora da Penha. Data: 04/10/2011 – Horário: 17h.
Iluminação Cristo Redentor. Data: 04/10/2011 – Horário: 20h
Iluminação Palácio do Congresso Nacional. Data: 05/10/2011 – Horário: 18h30,

Faça sua parte e divulgue essas informações com a TAG #OutubroRosa!
Vamos juntas nessa luta!!! Compartilhe as informações do #OutubroRosa Colaborativo e não esqueça do link para esse post… Isso é compartilhar informações e fazer colaboração ;)

Eu participo do Outubro Rosa em Colaboração!



Você também poderá gostar...

Deixe seu comentário

  • Su Farias

    Oi Liri!

    Mto boa a informação. Parabéns!

    Qnto tempo né guria? Qndo vai rolar um cafézinho para tricotarmos um pouco???

    Cmo tá a vida? Mais trankila?

    Bjokas. Su

    http://mulherunicabysu.blogspot.com

    • Oi Su, Tks!!!
      Quanto tempo mesmo! Não consegui ir no encontrinho da Kargo.
      Sobre o cafezinho, fica melhor em um sábado ou domingo para vc? Ah, vai ter o da Jack eu acho né?
      Vamos trocar uns emails…. Bjsss!

  • elisangela

    olá me enviaram este saite presiso muito de ajuda descobri que estou com cancer de mama vou faser uma cirurgia dia 18/10 amigas será que tenho chance de cura estou apavorada se tivem algum testemunho de cura me ajudem beijoss

  • Pingback: Campanha: Outubro Rosa | Apoio « Burn Book()

  • Pingback: Outubro Rosa « luciana odorizzi()

  • Pingback: O outubro é rosa ♥ Juntas na prevenção contra o câncer de mama!()