Cosméticos Rosto

O que fazer para resolver? Lábios ressecados nos dias frios!

Os dias começam a esfriar e seus lábios já ficam ressecados?

Muitas pessoas lembram de cuidar dos cabelos, da pele do rosto e corpo, mas esquecem dos lábios! É importante saber que os lábios precisam de tratamentos especiais como um bom filtro solar e um hidratante poderoso para evitar ressecamentos. E não podemos esquecer de uma esfoliação de 15 em 15 dias pelo menos, deixando os lábios macios e sem a aparência de ressecamento. E lembre-se: estes cuidados precisam ser redobrados quando o outono/inverno chega.

Para esfoliar os lábios…

Aqui no Brasil é mais comum encontrar hidratantes para os lábios, quando falamos de esfoliantes fica mais difícil de encontrar! Esfoliantes específicos para esta região são bem comuns nos Estados Unidos e Europa, principalmente produtinhos que possuem mel, açúcar e frutas cítricas na composição.



Procure esfoliar os lábios no máximo 1 vez por semana, mais do que isto poderá deixar a pele muito fininha e machucada! Ah, e tente esfoliar no mínimo de 15 em 15 dias para manter lábios suaves e lindos ;)

Receita natural… mel, açúcar e suco de limão siciliano.

Para esfoliar os seus lábios, você pode usar esta receitinha com estes ingredientes que são usados em famosos esfoliantes de marcas importadas ;) Mas, importante: esfolie os lábios suavemente (muito suavemente!) para não machucar. E depois lave beeeeem, pois a acidez do suco de limão mancha a pele se exposta ao sol, então cuidado!

Para quem quiser algum produtinho pronto…

Acho que a mais conhecida (e acessível) para nós brasileiras é a Mary Kay. Clarins também é possível encontrar aqui no Brasil, não tão facilmente como MK, mas tem em lojas como a Sephora, a Sepha e Época Cosméticos. Já o esfoliante para lábios da Lush é beeem conhecido lá fora (tem vários “sabores”, um deles é de goma de mascar yummy).

Para hidratar e proteger os lábios…

Agora fica mais fácil de encontrar por aqui :) Os hidratantes labiais são bem comuns, fáceis de encontrar em supermercados, drogarias, lojas de cosméticos.

  • A Nívea tem algumas opções bem acessíveis que vendem inclusive em supermercados, com opções para uso durante o dia (podendo usar um batom por cima) ou para uso a noite (mais hidratantes e densos, dificultando o uso do batom).
  • Outra opção bem hidratante e barata é a pomada Bepantol (já fiz um super post com 8 maneiras de utilizar a pomada Bepantol na hidratação), no caso do Bepantol, recomendo usar a noite, antes de ir dormir! Passar uma camada generosa nos lábios, no dia seguinte seus lábios estarão lindos e macios. O poder de hidratação dele é maravilhosa, mas deixa os lábios bem oleosos (por isto usar apenas antes de dormir).
  • Para usar por baixo do batom durante o dia a dia indico hidratantes em formato de bastão ou até mesmo em formato bala (como batom). Eu uso o hidratante labial Renew da Avon e gosto bastante, tem um cheirinho bom, facilita a aplicação de batons mais escuros como vermelho e dá uma hidratada leve (já teve post sobre ele aqui no blog). Mas, aconselho usar algum outro hidratante a noite para potencializar ;)
  • E tem quem prefira hidratar e colorir os lábios em uma única etapa. Para isto, existe o tão falado balm labial! O único que testei até o momento é o balm da Sabrina Sato para a Yes Cosmetics, que tem um gostinho bom de cereja hmmm Seguindo a mesma linha do hidratante da Renew, ele é bem leve, então indico um hidratante mais potente a noite.
  • Outras opções bem baratinhas: pomada Hipoglós e manteiga de cacau! Gosto bastante da manteiga de cacau do laboratório Catarinense, tem para vender em várias farmácias, em qualquer drogaria Catarinense você encontra para vender e dá para comprar on-line na Farmagora.

A maioria dos hidratantes labiais já possui filtro solar! É sempre bom você ler a embalagem. Se o hidratante não possuir proteção solar, então aplique o protetor do seu rosto nos lábios também ;) Assim, você evita o envelhecimento precoce da pele e também previne outras doenças da pele #muitoimportante

Mas, o meu queridinho do momento para estes dias mais frios é…. o CERALIP!

O preço não é tão acessível como algumas marcas que citei acima (Avon, Nívea, Bepantol, Hipoglós, manteiga de cacau Catarinense), o Ceralip La Roche-Posay está R$ 54,90 na Farmagora.  O valor é mais alto, como a maioria dos produtos da La Roche-Posay (já mostrei vários produtos da marca francesa aqui no blog).

O que gosto nos produtos desta marca é que eles são indicados para peles sensíveis e acabam se adaptando a minha pele de “alemoa” rs… pele chatinha que fica vermelha e irritada com facilidade.

No caso do Ceralip, ele não causa descamação. Por exemplo, acho o Bepantol tudo de bom para uma super hidratação dos lábios, o problema é que no dia seguinte fica saindo “pelinhas”, com o Ceralip ainda não aconteceu isto. E ele não possui conservantes, nem perfumes e nem cheiros, então é ideal para quem é alérgica. O principal ativo é a manteiga de karité a 10%, e possui como base a cera de abelha.

[quote style=”boxed” ]Mas, não importa se você vai usar um produto mais caro ou um mais barato, o que importa é sempre estar hidratando seus lábios e protegendo-os com um filtro solar! Para quem possuir pele mais sensível e/ou alérgica, precisa consultar um médico dermatologista e usar produtos específicos como o Ceralip por exemplo. Para quem não possuir este problema, pode optar por outros produtinhos… como mostrei aqui, a lista é grande! Para todos os tipos de pele, gostos e bolsos ;))[/quote]

* Este NÃO é um artigo patrocinado, jabá, jabazin :) Ou seja, não recebi bufunfa para falar sobre estes produtos.
* O Resuminho Básico sempre sinaliza os artigos patrocinados.

Você também poderá gostar...

Deixe seu comentário

  • boletim PINKED

    Oi Liri!

    Realmente o frio não é nada bonzinho com os nosso lábios, né! Costumo fazer as suas indicações e noto diferença!!!

    Eu uso o esfoliante da Mary Kay e gosto bastante!!! No dia a dia, debaixo do batom eu gosto de passar protetor labial mesmo, para ter o FPS e uma hidratação a mais. Sem contar que parece que o batom fica melhor nos lábios também… Eu gosto bastante do Epidrat, da Epiderme. É bem hidratante!

    À noite, na hora de dormir, eu também gosto de usar um hidratante labial e o meu preferido é da Uriage, com água termal. Recomendo fortemente!!!

    Beijos e boa semana!!

    Paula

    • Paulinha!!! Você é um exemplo de pessoa que cuida bem da pele <3 Adorei seu comentário com seus "segredinhos" de beleza para manter os lábios protegidos e hidratados. Bjksss!

  • JaquelineCapellari

    Que post ótimo, eu sofro muito com lábios ressecados no inverno. Tenho que me policiar e cuidar deles também.
    Beijos, jaque

    • Oi Jaque, pois é… muitas vezes esquecemos de áreas assim que sofrem bastante no inverno. Além dos lábios, os cotovelos, mãos… Bjs!!