Moda Roupas

Moda outono inverno 2011: Jaqueta Aviador (Bomber Jacket)

A jaqueta aviador, ou bomber jacket, foi criada para proteger do vento e manter os primeiros pilotos militares aquecidos… e agora volta à tona na moda outono inverno 2011!

Feita de couro com gola alta e forrada com pele tinha fechamento com botões ou zíper, bolsos e acabamento confortável em malha sanfonada nos punhos e na cintura. A modelagem costuma ser mais curta e mais larga em comparação com outras jaquetas.


Foto: Burberry

Um pouco de história…

O primeiro modelo clássico de jaqueta aviador foi criado pelo paraquedista Leslie Irvin. A peça foi batizada de A1. Era feita em couro, fechada com zíper e tinha os punhos e a cintura mais ajustados.

Em 1917 a Força Aérea Americana adotou a jaqueta como uniforme e o modelo passou a ser chamado de jaqueta bomber. Alguns anos depois, em 1930, a pioneira em aviões Amelia Earhart começou a usar a peça que era totalmente masculina. Um ano depois, em 1931, a Marinha fez sua própria versão da jaqueta bomber para os pilotos dos porta-aviões e a chamou de G1. Desde então muitas versões foram criadas, sempre recebendo siglas para o nome, como B1, B3, B15 e M-445.

Na foto abaixo, Amelia Earhart usando a jaqueta aviador:


Foto: Reprodução

Como usar…
O site da GNT colocou um artigo bem completo, e explica como você pode usar essa peça:

Misture: “No caso de peças de roupa ou estilos que já vieram antes, o ideal é apostar num mix. Para você usá-la no mesmo look que ela foi criada, acaba ficando repetitivo. Aposte numa combinação diferente”, explica. Ou seja, calça não é proibido, mas também não faz a diferença.

Combinando com peças leves: um dos estilos que está sendo bem adotado é a mistura com vestidos e saias mais fluidos. “O mix de referências é que dá o charme”. O look usado na passarela na Burberry Prorsum  (na foto), serve de referência.

A modelagem masculina: para ser adotada apenas para as mulheres altas. As que são do tipo mignon, segundo Roberta, devem evitar. Senão correm o risco de serem “engolidas’.

A modelagem feminina: com a reinvenção da jaqueta, ela tem surgido em várias interpretações. “Existem jaquetinhas tipo aviador bem femininas, em tamanhos menores. Estas podem ser usadas por mulheres de qualquer biotipo.

Cores: o caramelo e o marrom são as cores clássicas da jaqueta. “Mas na hora de combinar, vale misturar com outras. Evite usar tudo combinandinho”, alerta ela.

Algumas idéias para você inspirar-se…


Foto: Reprodução


Foto: Asos.com


Foto: Asos.com

E então meninas?
Já viram como essa peça vem aparecendo nos looks das revistas, e nas vitrines das lojas? Promete ser uma peça chave nesse outono inverno 2011. Você já vai garantir a sua?!



You Might Also Like

  • Lindas!

    vou procurar uma para chamar de minhaaaaaaaaaaaa

    Beijocas

    Josi
    http://femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

  • Mariah

    São estilosas, mas acho que não combina com meu biotipo.

  • Dani Rodrigues

    Acho esse modelo de jaqueta a mais linda de todas!

    Bjos

    Dani
    http://www.miscelaniumfashion.com

  • Jéssica Crist

    A mais linda é a da Anne Hathaway!

    Tenho uma jaqueta que lembra o modelo, adoro usar com bota no estilo oxford #ficaadica

    Mas não é uma peça que se acha em todas as lojas, infelizmente :~

  • Ana Patricia

    Essas jaquetas são super estilosas mesmo, adorei a da blake lively., : )

    • Também adoro a jaqueta do estilo da Blake!
      E a marrom da última foto tbm é lindona! Faz mais meu estilo.

      Bomber Jacket + Oxfords! Super trend !!!
      Bjsss!!!